quinta-feira, 25 de julho de 2013

Para um bom entendedor...

Não entendo como uma prefeitura não pode colocar um poste de iluminação pública numa rua por ser perto da linha férrea desativada e se tratar de uma área federal, mas pode usar recursos para o calçamento dessa mesma área federal a poucos metros de distância.

Não entendo. Alguém me explica, pois, a situação é a mesma. É má vontade? Promessas desde de 1986.

E o buraco deu cria na estrada de Pium - Parnamirim RN

Depois da Cidade dos Cavaleiros na estrada de Pium em Parnamirim - RN, bem na curva, os buracos aumentam consideravelmente a cada dia e NINGUÉM toma as devidas providências.

Enquanto não houver um grave acidente ou morrer alguém as autoridades competentes não agirão como é de costume.

A estrada que vai para Pium é a mesma que leva as praias de Cotovelo e Pirangi do Norte sendo acesso para demais locais do litoral. Não tem acostamento e necessita de conservação.

Os impostos pagos pelos contribuintes não são suficientes para manutenção?

Desejo aos que trafegam pelo local muita atenção e sorte!

Ano que vem tem eleições...

"Ano que vem todos serão iguais
Todos terão as melhores intenções
Todos ansiarão por mais 
Com muitas pretensões"

Não duvido que aparecerão candidatos de porta em porta, acompanhados de prefeitos prometendo que, se seu candidato for eleito, virá o restante da verba para terminar um calçamento de rua, uma praça, uma escola, uma UPA que ele mediará os recursos.

Promessas e mais promessas...

O eleitor deve está atento e escolher bem seus candidatos, pois, depois de votar errado ficará as lamentações, o descaso, as manifestações, os gritos e por fim o silêncio  

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cientista consegue silenciar cromossomo causador da Síndrome de Down

Por Elioenai Paes - iG São Paulo 


Estudo inédito pode, a longo prazo, ser chave para a cura da doença, causada pelo terceiro cromossomo 21

    Getty Images
Bebê com síndrome de Down: técnica é promissora mas não curaria pessoas com a doença, apenas embriões
Uma pesquisa inédita feita na Universidade de Massachussets, nos Estados Unidos, conseguiu inativar o cromossomo causador da Síndrome de Down, em um trabalho feito com células-tronco retiradas da pele de uma garota portadora da síndrome.
No Brasil, a cada 800 nascimentos, uma criança tem Down, doença que é causada por uma cópia a mais do cromossomo 21. Na pesquisa liderada por Jeanne Lawrence, esse cromossomo foi isolado e inativado, representando um grande avanço para o desenvolvimento de técnicas de erradicação da síndrome, ainda que a longo prazo.
“A pesquisa ainda está em células-tronco. Ainda vai levar no mínimo 10 anos para começarmos a tentar aplicar a técnica em humanos, embora esse prazo seja uma mera suposição. Não é bom criar expectativas que a cura virá em breve, porque não é assim. Requer ainda muita pesquisa”, explica o geneticista brasileiro Salmo Raskin, presidente da Sociedade Brasileira de Genética Médica, que elogiou a metodologia usada.
Getty Images
Cariótipo de uma paciente com síndrome de Down, que mostra os três cromossomos 21
“Trabalho há 23 anos com genética médica, e eu não vi, em nenhum momento, algo do gênero. Desde 1959, quando foi descoberto que o Down era causado pelo terceiro cromossomo 21, nunca tinha visto um avanço substancial no tratamento”, conta.
Entenda o que foi feito 
As mulheres têm dois cromossomos X, porém um deles é inativado durante o período embrionário. Quem inativa o cromossomo é o chamado gene Xist, que está presente naturalmente dentro do X. E foi esse gene, já conhecido por ser o silenciador do cromossomo X, que foi usado pelos pesquisadores na inativação do terceiro cromossomo 21, causador da síndrome de Down.

“Eles pegaram o Xist e colocaram dentro do cromossomo 21, em uma célula que tinha 3 cromossomos. O Xist inativou o terceiro cromossomo, fazendo que só dois permanecessem funcionando. O Xist fez o mesmo papel que faz com o X na fase embrionária da mulher, só que no cromossomo 21 - e em células-tronco”, explica o geneticista.
Ele explica também que o gene Xist é introduzido na célula trissômica (célula com 3 cromossomos 21) por meio de uma enzima.
“Essa enzima quebra um pedaço do cromossomo e permite que possamos inserir um pedaço de outro gene ou cromossomo ali dentro. Antes que a natureza faça um reparo, uma cicatriz, o gene Xist é introduzido”, detalha Raskin.
Uma informação importante, porém, é que a inativação foi feita permanentemente – o estudo provou, por meio de diferentes métodos, que o gene não voltou a ser ativado naturalmente.
“O cromossomo 21 tem cerca de 250 genes. Cada gene produz uma ou mais proteínas. Nas células que têm três cromossomos 21, existe uma dose tripla dessas proteínas. O artigo provou que, depois que o terceiro cromossomo 21 foi inativado, a produção de proteínas não foi mais tripla, e sim dupla. Ele praticamente curou o problema da Síndrome de Down na célula”, explica o geneticista.
Aplicações futuras
Existe uma boa chance que, a longo prazo, a técnica possa ser usada em embriões.
“Tomando as limitações, porque uma pesquisa demora bastante para ser prática, o trabalho é fenomenal”, diz o Raskin. “O estudo ainda requer muita pesquisa, como descobrir se a inserção de material genético nas células humanas não vá causar algum outro problema”.
Ele prevê que, a longo prazo, quando a pesquisa for aplicada em humanos, ela será feita em embriões.
“Depois que o bebê nasceu, será difícil aplicar a técnica em bilhões de células”, explica, dizendo que, quando a técnica for desenvolvida, ela será útil para outras síndromes trissômicas, em que há a triplicidade de outros cromossomos, já que a pesquisa mostrou que o Xist pode desativar qualquer um deles. As síndromes trissômicas mais conhecidas além da de Down são a de Edward, Patau e Warkany.
Outro avanço citado por Raskin foi a possibilidade de entender melhor por que acontece a Síndrome de Down.
“Sabemos que são porque pessoas têm três cromossomos 21. Mas e então, por que ter uma dose tripla do 21 leva a esses conjuntos de sinais? Isso é algo difícil de dizer ainda, e agora podemos fazer milhares de experimentos nas células”, explica o especialista.
Diagnóstico da Síndrome de Down 
Existe um procedimento chamado Diagnóstico Genético Pré-implantação (PGD). Ele é feito para casais em que a mãe estão acima de 40 anos de idade, por exemplo.

“A partir desta idade há um risco um pouco mais alto de ter um filho com Síndrome de Down”, explica Raskin.
O procedimento consiste em uma fertilização in vitro , produzindo vários embriões.
“Faz-se um teste genético em cada embrião, para ver se cada embrião tem dois ou três cromossomos 21. No caso, obviamente, escolhe-se e implanta-se aquele (ou aqueles) que tiverem dois cromossomos 21”, explica o geneticista.
“Às vezes, porém, os poucos embriões que são fecundados têm três cromossomos 21. Seria então, em tese, uma oportunidade para silenciar o terceiro cromossomo 21 do embrião”, complementa Raskin.

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2013-07-17/cientista-consegue-silenciar-cromossomo-causador-da-sindrome-de-down.html

Desejo a você...


Revista Formas - Arquitetura Potiguar

Maternidade Januário Cicco suspende partos até a próxima segunda-feira

A escala de plantão não foi fechada por falta de pediatras. Os sete inscritos no processo seletivo devem começar a trabalhar próxima semana.

Gerlane Lima, 

Dia marcado por acidentes na BR-304 RN

Homem morre em acidente com dois carros na Grande Natal, confirma PRF

Acidente aconteceu na manhã desta quarta entre Macaíba e Parnamirim.
Homem ficou preso às ferragens.


Confira no link abaixo:






Ônibus bate em carreta, sai da pista e deixa feridos na BR-304, no RN

Acidente aconteceu em Parnamirim, próximo à Estação Rádio da Marinha.
Segundo a PRF, pelo menos quatro pessoas ficaram feridas.


Confira no link abaixo:


Grafeno pode tornar internet até 100 vezes mais rápida





Foto: Divulgação
Nova tecnologia pode revolucionar conexões
TERRA 

O uso do grafeno em telecomunicações pode acelerar drasticamente as velocidades de internet em até 100 vezes, de acordo com uma nova pesquisa feita por cientistas do Departamento de Física da Universidade de Bath, na Inglaterra. Em um artigo publicado na Physical Review Letters, os cientistas demonstraram pela primeira vez taxas de resposta ópticas extremamente curtas usando o grafeno, o que poderia abrir o caminho para uma revolução nas telecomunicações.
Todos os dias, uma grande quantidade de informação é transmitida e processada através de dispositivos optoeletrônicos como fibra óptica e laser. Os sinais são enviados por fótons com comprimentos de onda infravermelhos e processados ​​usando switches ópticos, que convertem os sinais em uma série de impulsos de luz.
saiba mais
Grafeno: de telas a combustível, veja aplicações do material do futuro
Normalmente, esses switches respondem a uma taxa de alguns picossegundos - cerca de um trilionésimo de segundo. Os cientistas da Universidade de Bath observaram que a taxa de resposta de um switch óptico que usa uma pequena camada de grafeno fica em torno de uma centena de femtosegundos - cerca de uma centena de vezes mais rápido do que os materiais atuais.

Conhecido como o "material do futuro", o grafeno não deixa de assombrar a comunidade científica e tecnológica por causa de suas incríveis propriedades e infinidade de aplicações potenciais.
Acrescentado a outros compostos, como matéria-prima principal ou como componente de novos processos de laboratório e produção, o grafeno possibilitará, entre muitas outras coisas: fabricar filtros que separarão o sal da água duas ou três vezes mais rápido que as dessalinizadoras atuais, assim como obter combustíveis que permitirão que os aviões alcancem maiores velocidades, otimizando o funcionamento do motor e reduzindo o consumo e a poluição ao meio ambiente. Além disso, o grafeno é 100 vezes mais eficaz como condutor elétrico que o silício e mais forte que o diamante.
O material é um alótropo do carbono, ou seja, uma das formas divergentes que procede desse elemento químico, como o carvão e o diamante. Curiosamente sua descoberta vem da década de 30, mas se prestou pouca atenção nele, dado que se pensava que era um material instável termodinamicamente.
Só depois das descobertas dos cientistas Konstantin Novoselov e Andre Geim, que conseguiram isolar o material à temperatura ambiente, ganhou a importância que tem agora. Em 2010, os pesquisadores de nacionalidade russa receberam o Prêmio Nobel de Física por seus trabalhos com o grafeno. 

URGENTE: Ação coletiva de 1993 do FGTS

4.118 servidores precisam entregar os documentos até 22 de julho

Em março de 1993, o Sindsaúde/RN apresentou ação judicial contra o Estado do Rio Grande do Norte pleiteando que este depositasse o FGTS dos servidores celetistas na época lotados na SESAP. 
Ao longo desta ação, o processo foi sentenciado e o Poder Judiciário determinou que o Estado do Rio Grande do Norte efetuasse os depósitos do FGTS relativos a 4.118 servidores celetistas, sócios do Sindsaúde na época na qual foi dada entrada na ação, ou seja, 23 de março de 1993. 
O processo já transitou em julgado, ou seja, não temos mais recursos nesta fase e neste momento precisamos realizar, até o dia 30 de julho de 2013, três tarefas: 
a) localizar todos estes servidores que possivelmente encontram-se espalhados por todo o estado; 
b) coletar documentos;
c) elaborar os cálculos para sabermos o quanto cada um deve receber a título de FGTS. 
Todas estas tarefas demandam tempo, uma grande organização no sindicato e mobilização da categoria. Por isso apresentaremos neste informativo algumas datas, horários e atividades que o Sindsaúde irá promover para ter acesso a todos estes 4.118 servidores. 

1 - Como o servidor irá saber se faz parte dos 4.118 contemplados na ação?
O Sindsaúde atuará desta forma para localizar estes servidores:
a) Disponibilizará no site do sindicato a lista para consulta, com a relação completa com o nomes dos servidores que fazem parte deste grupo. 
b) Destacará os dois estagiários do Departamento Jurídico em Natal para atender os trabalhadores pessoalmente ou por telefone e fazer a conferência se o nome deles se encontra na lista, de 2ª a 6ª, nos horários de 08h às 12h30 e das 13h às 17h30. E aos sábados, das 09h às 12h.

2 -Quais documentos dos servidores precisam ser apresentados na ação?
a) Comprovante de ingresso no serviço público - Nesta época os servidores trabalhavam sob o regime da CLT, então para comprovar o ingresso ao quadros no Estado precisamos de: Cópia da Carteira de Trabalho, mas especificamente das folhas de identificação/ qualificação (aquela que possui a foto e os dados pessoais) e folhas que constam a assinatura do contrato com o Estado. 
E se o servidor não tiver a carteira de trabalho? Devem solicitar junto à SESAP ou ao Arquivo da SESAP cópia da sua ficha funcional, nela constará a data na qual o mesmo iniciou seus trabalhos na administração pública. 

b) Comprovante de exoneração do serviço público – Caso o servidor, por qualquer motivo tenha saído dos quadros da SESAP faz-se necessário também a cópia de um documento (portaria ou declaração) de exoneração expedida pelo Estado.

c) Extrato Analítico do FGTS - Os servidores precisam ir na Caixa Econômica Federal e solicitar o extrato Analítico do FGTS, documento no qual se verifica os depósitos fundiários e o saque para as futuras deduções. A Caixa só entrega o extrato analítico 5 dias após a solicitação. 

d) Fichas financeiras - Todas as fichas financeiras do servidor desde a data de ingresso no Estado até 31 de junho de 1994. 
ATENÇÃO: O Sindsaúde solicitou ao arquivo central todas as fichas dos servidores. Sendo assim, não é mais necessário que o servidor solicite este documento.

e) Cópia do documento de identidade (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) 

f) Cópia do Comprovante de Residência

Caso o servidor se encontre na lista, mas, infelizmente, tenha falecido?
Os parentes (cônjuges e filhos, preferencialmente) devem procurar o Sindicato com todos os documentos acima citados e cópias do atestado de óbito, certidão de casamento ou declaração de união estável e nascimento dos filhos. 


3 - Datas e locais de recebimento dos documentos.
Os servidores precisam entregar estes documentos ao Sindsaúde de 08 a 22 de julho de 2013, nos seguintes locais:

a) Natal e Grande Natal:
• Na sede do Sindsaúde – De 2º a 6º feira das de 08:00 às 12:30 e das 13:00 às 17:30 . E aos sábados das 09:00 às 12:00. (Procurar Kauan e Eduardo)
• Nos Hospitais Walfredo Gurguel, Santa Catarina, Giselda Trigueiro e João Machado - Datas a serem divulgadas. 

b) Nas regionais:
• Caicó: Meire - 3417.3025 e 8829.5723 (segunda à sexta 07h30 – 12h30 e 14h às 17h30) 

• Mossoró: Sheila - 3316.9518 (segunda à sexta 07h30 – 11h – 13h às 17h - Sábados 6 e 13 de junho, das 09h às 12h)

• Santa Cruz: Aline - 3291.5414 (segunda à sexta 07h30 – 11h – 13h às 17h - Sábados das 07h às 13h) 
  IV Ursap: Iramil ou Norma (segunda à sexta 07h30 às 12h30)

• Pau dos Ferros: Ana Lucia - 3351.2499 (segunda à sexta 07h30 – 11h30 – 13h às 17h)

4 - Data para realização dos Cálculos
Desde que chegarem os primeiros documentos até 29 de julho de 2013. 




Autor: Departamento Jurídico Sindsaúde-RN

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Acidente grave na BR 304 em Lajes RN

Acidente grave na BR 304 em Lajes próximo ao Bairro são Judas Tadeu.
Um acidente envolvendo dois Carros que se colidiram na BR 304. Há Lombada que fica próximo ao local. A equipe da SAMU esteve no local retiram pessoas que ficaram presas nas ferragens e prestaram os primeiros socorros às vitimas a polícia se encontra no local. 



Este Carro foi jogado para fora da BR no sentido que segue para Natal com a frente  para cidade de Mossoró,

Este outro carro ficou no acostamento no sentido da BR  que segue para Natal. Com a Frente virada para centro da cidade de Lajes





Momento que a SAMU presta primeiros socorros a uma das vitimas que estava preso nas ferragens  do carro que desceu o aterro.

Luan Fotografias - Curta essa página!


Confira no link abaixo:



ACESSE!

Buracos na estrada de Pium - Caminho do mar - Parnamirim/RN


Bem próximo à curva depois da Cidade dos Cavalheiros, na estrada de Pium, cidade de Parnamirim, a tão falada caminho do mar, um dos principais acessos às praias de Cotovelo e Pirangi do Norte está tomada de buracos que arriscam à vida de motoristas que transitam pelo local. 

O perigo é maior quando chove, pois, motoristas desavisados não vêem a profundidade dos buracos podendo vir a causar um grave acidente no local. Outro perigo é o mato alto, pois os moradores que saem do bairro de Cajupiranga pela Rua  Nº 01 têm a visibilidade prejudicada.

Os moradores desse bairro da zona sul de Parnamirim reclamam do esquecimento das autoridades municipais com relação ao bairro.

Com as chuvas, as ruas que não são calçadas e nem saneadas, a grande maioria, acumulam grandes poças de lama e acúmulos significativos de água, pois, a CAERN trocou os canos das ruas e deixou valas que se tornaram um problema nesse período chuvoso. 

Os moradores estão preocupados com possíveis surtos epidêmicos da dengue. Muitos reclamam que foi calçada a rua principal de Cajupiranga e outras poucas apenas no período eleitoral e que passada a eleição o trabalho cessou junto com o interesse dos eleitos.

Alguém têm que tomar providências, pois, o povo paga impostos e o retorno de quem administra os recursos do POVO está muito lento e, em alguns casos não está chegando.

Jovens da JMJ visitam paróquias em todo o Brasil

Peregrinos da América e da Europa, que na próxima semana participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, já começaram a visitar paróquias e trabalhos sociais de todo o país, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 
"Chegaram jovens de vários lugares e se dirigiram a paróquias do Rio de Janeiro e de vários estados para um trabalho missionário", contou padre Diego, do departamento de comunicação da CNBB. 
"É um trabalho que a CNBB considera necessário, porque se quer vigorar a atividade das paróquias em comunidades pobres, e tudo isso se harmoniza com a visita do papa Francisco ao nosso país e sua mensagem de solidariedade", disse o religioso. 
A chegada do papa ao Brasil está programada para a próxima segunda-feira, dia 22 de julho.
Fonte: http://ansabrasil.com.br/

Câmara quer votar royalties e instalar grupo da reforma política

Cândido Vaccarezza (PT-SP) será o coordenador do grupo


O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, quer continuar nesta terça-feira (16) a votação do projeto que destina royalties do petróleo para ações de educação e saúde. No entanto, ele adiantou que a decisão depende dos líderes, e, se não houver acordo, a pauta da Câmara estará trancada e outras votações poderão ser prejudicadas. Alves disse que um acordo em torno da proposta será tentado até o início da votação. 
Já a proposta que reformula procedimentos eleitorais, conhecida como minirreforma eleitoral, deve ir a votação na noite desta terça-feira (16), mas o texto final só deve ser conhecido após a reunião de líderes de amanhã, segundo Alves.
Ele negou que seja uma reforma. Disse que são propostas para “facilitar o processo eleitoral e aumentar a fiscalização”, ressaltou.
O presidente também adiantou que deve instalar nesta terça o grupo de trabalho da reforma política. Ele esclareceu que convidou o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) para ser o coordenador do grupo por seu bom relacionamento com os deputados, e o PT deve indicar outro deputado para falar pelo partido.
Na semana passada houve um desentendimento porque o PT indicou o deputado Henrique Fontana (RS) além de Vaccarezza. “Foi um convite pessoal do presidente da Câmara, e já conversei com os líderes, as ideias do partido devem ser trazidas por outro deputado, que acredito que seja o deputado Henrique Fontana por sua experiência com o assunto”, disse Vaccarezza.
Agência Câmara

SUS amplia faixa etária de vacina para hepatite B para até 49 anos

Antes, limite para receber imunização no SUS era de 29 anos.
Proteção é garantida após a aplicação de três doses.

Do G1, em São Paulo

A faixa etária de vacinação contra a hepatite B foi ampliada e, a partir de agora, homens e mulheres com até 49 anos podem receber a vacina gratuitamente nos postos de saúde. Até então, a idade limite para vacinação gratuita era até 29 anos. A vacina é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra a hepatite B.
A proteção é garantida após a aplicação de três doses. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias após a primeira e a terceira, seis meses após a primeira, informa o Ministério da Saúde.
As hepatites são doenças que atacam o fígado. Estimativas do ministério apontam que 2,3 milhões de brasileiros são portadores das hepatites, sendo (800 mil) do tipo B e (1,5 milhão) do tipo C. A produção da vacina de hepatite B é feita pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
Hepatite (Foto: Arte/G1)


Chinesa morre eletrocutada ao atender chamada no Iphone 5

TERRA

A Apple está investigando um acidente em que uma mulher chinesa foi morta por um choque elétrico ao atender uma chamada em seu iPhone 5 enquanto o aparelho estava sendo carregado, afirmou a empresa norte-americana de tecnologia nesta segunda-feira.
Na quinta-feira passada, Ma Ailun, mulher de 23 anos de idade da região ocidental de Xinjiang e aeromoça da China Southern Airlines, foi eletrocutada quando atendeu o celular que estava sendo carregado, afirmou a agência oficial de notícias Xinhua no domingo, citando a polícia.
"Ficamos profundamente entristecidos ao saber desse trágico incidente e oferecemos nossas condolências à família Ma. Nós vamos investigar a fundo e cooperar com as autoridades neste assunto", disse a Apple em um email. A Apple não quis comentar detalhes, como se era um fato isolado ou não.
A irmã de Ma tuítou no microblog Sina dizendo que Ma havia desmaiado e morrido depois de usar seu iPhone 5 que estava sendo carregado, incentivando os usuários a ter cuidado em uma mensagem que se tornou viral no site.
Em abril, a Apple pediu desculpas aos consumidores chineses e alterou políticas de garantia do iPhone no seu segundo maior mercado depois de o serviço de pós-venda ter sofrido críticas por mais de duas semanas pela mídia estatal.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

OAB vai pedir cassação de Feliciano e Bolsonaro

  • OAB quer cassação dos deputados Bolsonaro e Feliciano
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) quer que a Corregedoria da Câmara puna os deputados Marco Feliciano (PSC-SP) e Jair Bolsonaro (PP-RJ) por campanha de ódio. A ordem concluiu a denúncia contra os dois.
A entidade entende que Feliciano e Bolsonaro podem ser processados por quebra de decoro parlamentar em virtude de divulgação de vídeos considerados difamatórios. A acusação pode resultar na cassação dos mandatos.
A OAB enviará, nesta semana que se inicia, representação ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, contra Feliciano e Bolsonaro.
Os vídeos vão ser usados na denúncia. Num deles, Bolsonaro teria editado a fala de um professor do Distrito Federal em audiências na Câmara. O objetivo, segundo a ordem, seria acusá-lo de pedofilia. Bolsonaro também utiliza imagens de deputados a favor da causa homossexual para dizer que eles são contrários à família.
O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Wadih Damous, entende que essas campanhas de ódio representam o rebaixamento da política brasileira. "Pensar que tais absurdos partem de representantes do Estado, das Estruturas do Congresso Nacional, é algo inimaginável e não podemos ficar omissos. Direitos Humanos não se loteia e não se barganha", disse.
A Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB "será protagonista no enfrentamento a esse tipo de atentado à dignidade humana", explica Damous. A entidade manteve reunião com advogados, além dos deputados acusados na campanha difamatória, representantes da secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, do Conselho Federal de Psicologia e outros.
Fonte:http://atarde.uol.com.br/brasil/materias/1516554-oab-vai-pedir-cassacao-de-feliciano-e-bolsonaro

Medicina possui maior remuneração e escassez de profissionais, diz Ipea

Brasília


Medicina é a carreira de ensino superior com o melhor desempenho trabalhista e com maior escassez de profissionais, revelou estudo do Ipea (Instituto de Política Econômica Aplicada) divulgado na quarta-feira.

Um ranking criado pelo instituto considerando quatro variáveis -salários, jornada de trabalho, cobertura previdenciária e taxa de ocupação- mostrou que os médicos têm o melhor resultado global.

Considerando dados de 48 profissões de todo o país, a medicina é a carreira que oferece o maior salário médio (R$ 6.940,12) e a maior taxa de ocupação (91,8% dos profissionais estão trabalhando). Além disso, possui a décima maior cobertura previdenciária: 90,7% dos trabalhadores tem algum plano de aposentadoria, seja público ou privado.

O bom desempenho da categoria nesses três critérios compensou o posicionamento ruim no ranking de jornada de trabalho. Dos 48 grupos de profissionais analisados, o de médico é o quarto que mais trabalha. Sua jornada média semanal é de 42,03 horas.

De acordo com Marcelo Neri, ministro interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e presidente do Ipea, os números revelam que há uma escassez de médicos no país. Ele disse que o estudo busca dar informações úteis para elaboração de políticas públicas que ataquem esse problema, mas ressaltou que a pesquisa teve início antes da presidente Dilma Rousseff propor a importação de médicos de outros países, não tendo intuito de corroborá-la.

Ele indicou, porém, que a atração de "talentos" do exterior pode ser interessante se feita tomando o cuidado de trazer profissionais de qualidade e de preservar os direitos dos médicos brasileiros. Para Neri, a falta de profissionais é um bom problema, muito melhor do que crise de desemprego.

"A maior gravidade desse problema é que para você formar pessoas com qualidade demora tempo. Os indicadores não deixam dúvidas de que faltam médicos", afirmou.

Neri destacou que a distribuição de médicos não é homogênea no país. Há um grande número de profissionais no Sudeste e uma enorme carência principalmente na região Norte, quando comparado o número de médicos com o tamanho da população dessas regiões.

Transporte

Segundo Neri, o estudo do Ipea aponta também para um desafio no enfrentamento das demandas da população por transporte público de qualidade. A carreira de serviços de transporte aparece em quinto lugar no ranking de desempenho trabalhista, indicando que também faltam profissionais na área.

Outras profissões com bom desempenho no ranking são odontologia, engenharias civil, metalúrgica e mecânica e estatística.
 
Na outra ponta, amargando as piores colocações no ranking estão profissionais graduados com formação ligada a religião, serviços domésticos e de beleza, filosofia, ciências sociais e físicas. De acordo com Neri, muitas delas estão ligadas à carreira de magistério, indicando a baixa valorização da carreira de professor.
O estudo do Ipea foi feito com base nos microdados do Censo Demográfico de 2010, do IBGE.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/1,75979,Medicina-possui-maior-remuneracao-e-escassez-de-profissionais-diz-Ipea.html#ixzz2YSkKeo53

Vacina vai evitar câncer em meninas

DIARIODOPARA 

A cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem por conta de câncer no colo do útero. No Brasil, 5.160 mulheres morreram em 2011 em decorrência da doença. Dessas 254 eram do Pará. O Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 17.540 novos casos no país este ano.
O câncer é a terceira causa de morte no Pará, atrás apenas das doenças cardiovasculares. O câncer no colo do útero é o mais incidente entre as mulheres no Estado, com a estimativa de 810 casos, sendo 21 a cada 100 mil mulheres. Só em Belém, serão, até este ano, 250 casos, sendo 34 a cada 100 mil mulheres. Os dados foram publicados pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) em novembro de 2011, por ocasião das estimativas para 2012 e 2013.
Para reduzir essas estatísticas o Ministério da Saúde vai imunizar meninas entre 11 e 12 anos em todo o país contra o papilomavírus (HPV), com vacina usada na prevenção de câncer de colo do útero. No total 168.635 meninas nessa faixa etária serão beneficiadas gratuitamente no Pará a partir do próximo ano. A meta é atingir 80% do público-alvo, estimado em 3,3 milhões no Brasil. Serão investidos R$ 360,7 milhões na aquisição de 12 milhões de doses.
Luiz Levy, médico da Casa Saúde da Mulher vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e membro da Sociedade Brasileira de Patologia Cervical, diz que a decisão do Ministério da Saúde é acima de tudo uma vitória da classe médica que sempre lutou para que a vacina contra o HPV fosse incluída no calendário de vacinação. “O ideal é que todos os homens e mulheres a partir dessa faixa etária fossem imunizados, mas o Ministério decidiu nessa primeira etapa privilegiar as meninas entre 11 e 12 anos, quando há maior produção de anticorpos, dando mais eficácia à vacina”, coloca.
Ele diz que o anúncio feito pelo Ministro da Saúde é recente e ainda não há como estabelecer qualquer calendário de vacinação em Belém ou no Estado. “Muitas cidades como Manaus, Salvador e Rio de Janeiro já fazem a vacinação por iniciativa do município, mas tudo depende de cada prefeito”, coloca. Por enquanto, quem quiser se vacinar terá que arcar do próprio bolso: as três doses da vacina custam R$ 960,00 em clínicas particulares.
A melhor maneira de prevenir o câncer do colo de útero causado pelo HPV é o uso do preservativo e o diagnóstico precoce por meio do exame preventivo (PCCU). Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais rápido e simples será o tratamento. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), os exames preventivos devem ser disponibilizados pela atenção básica, nos municípios.
ATENÇÃO
Elizabeth Mendes, ginecologista e especialista em sexualidade, explica que o HPV é o principal fator de câncer de colo de útero. “Existem 150 sorotipos de HPV com incidência em mais de 50% da população sexualmente ativa. O grande problema é que quem tem o vírus não se apercebe e só se dá conta na ocasião do preventivo ou quando começam a aparecer lesões precursoras, como verrugas”, detalha.
A médica explica que a única maneira de prevenção é a vacina. “Mesmo com o preservativo há chance de contágio, bastando que o parceiro tenha o vírus no saco escrotal e a parceira uma mínima fissura na vulva, por exemplo”. 
Além do câncer genital e anal, o HPV pode provocar a doença na traqueia, laringe, boca e lábios. Pode inclusive passar pela placenta e contaminar o feto, ocasionando mais tarde o papiloma (câncer) de laringe adquirido ainda no útero.
Ela explica que quanto mais precocemente a vacina for aplicada, mas eficaz ela se torna. “Por isso é tão importante que as meninas fiquem imunizadas antes do início da sua vida sexual e principalmente é porque nas mulheres jovens onde o vírus mais se estabelece. Mesmo as que já possuem o vírus devem se vacinar. Isso facilita uma reação imunológica ajudando o vírus a se tornar menos prevalente e ao organismo a reagir melhor à doença”, detalha.
Municípios têm que fazer diagnóstico e prevenção
Em termos de prevenção, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) apoia as ações da Rede Paraense de Controle ao Câncer (RPCC), coordenada pelo médico Antenor Madeira, do Hospital Ophir Loyola, e que conta com diversos parceiros, incluindo órgãos públicos e entidades do Terceiro Setor (ONGs), para implantar ações educativas que ajudem a transformar os hábitos da população paraense, em busca de uma melhor qualidade de vida.
A RPCC está criando Núcleos de Voluntariado em todos os municípios paraenses para divulgar os fatores de risco, os sintomas, a importância do diagnóstico precoce e as formas de tratamento do câncer.
A Sespa, por meio das suas coordenações, promove campanhas quando o assunto é o alerta para o câncer. Pela Coordenação Estadual de Saúde da Mulher, por exemplo, anualmente é realizada a campanha “Outubro Rosa” para chamar a atenção sobre os cânceres de mama e de útero. 
Além disso, a coordenação incentiva as gestões municipais a investirem mais na oferta do exame preventivo ao câncer do colo de útero (PCCU) e também efetiva a aplicação do Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e de Mama, criado pelo Ministério da Saúde, que prevê ações de fortalecimento da rede de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama e do câncer de colo de útero, que receberão investimentos de R$ 4,5 bilhões até 2014 – no país inteiro.
Exame ajuda diagnóstico cedo
A vacina que estará disponível na rede pública é a quadrivalente, usada na prevenção contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer. Está prevista ainda a possibilidade de uso da versão nonavalente, que agregará outros cinco sorotipos à vacina.
A imunização será feita em três doses, aplicadas com autorização dos pais ou responsáveis das pré-adolescentes, de acordo com o seguinte esquema: após a aplicação da primeira dose, a segunda deverá ocorrer em dois meses e a terceira, em seis meses a contar da primeira dose.
A vacina para prevenção da doença tem eficácia comprovada para pessoas que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. 
A escolha do público-alvo levou em consideração evidências científicas, estudos sobre o comportamento sexual e a avaliação de especialistas que atuam no Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) vinculado ao Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde orienta que as mulheres, dos 25 aos 64 anos, façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos. 
Em 2012, foram 11 milhões de exames no SUS, o que representou investimento de R$ 72,6 milhões. Do total, 78% foram na faixa etária prioritária. No Pará, foram realizados 223,7 mil exames no mesmo período ao custo total de R$ 1,4 milhão.
O HPV é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer.

Senado corta 53% dos Royalties do petróleo que iriam para a Educação

O projeto de lei que destina royalties do petróleo para educação e saúde, aprovado pelo Senado na noite de terça-feira, reduziu em 62% o montante direcionado às duas áreas em relação ao que havia sido votado pelos deputados. Com isso, o repasse cai de R$ 279,08 bilhões para R$ 108,18 bilhões. No caso da educação, o porcentual diminui 53,43%: de R$ 209,31 bilhões para R$ 97,48 bilhões. Na saúde, com a redução de 84,7%, o valor despenca de R$ 69,77 bilhões para R$ 10,7 bilhões. A estimativa é da Consultoria Legislativa de Recursos Minerais, Hídricos e Energéticos da Câmara, com dados da Agência Nacional do Petróleo.


É um retrocesso ao clamor popular, avaliam especialistas. O projeto da Câmara, votado na semana passada em meio ao furor das manifestações que pediam 10% do PIB brasileiro para a educação, não chegava a alcançar esse porcentual, mas previa um acréscimo de 1,1% do PIB para o setor até 2022, chegando a 7% - hoje são 5,8%. "A redução feita pelo Senado derrubou o porcentual de 1,1% para apenas 0,4% do PIB. Foi o anticlímax. Existia um ganho que não era o ideal, mas melhorava bem. Agora voltamos quase ao zero", diz o professor Luiz Araújo, especialista em financiamento e políticas públicas.
O relator do projeto é o líder do governo na Casa, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), e as alterações, segundo os bastidores no Congresso, são resultado de um acordo entre governo e líderes partidários.


Entre as mudanças propostas pelo Senado, duas delas explicam a redução do investimento. A primeira é em relação aos contratos já assinados. Assim como a Câmara, o texto dos senadores mantém que royalties obtidos com a produção atual de petróleo, em contratos assinados desde 3 de dezembro de 2012, já sejam destinados ao setor. A diferença é que, pelo substitutivo, a regra vale só para os royalties que cabem à União: Estados e municípios ficam isentos da obrigatoriedade.
A outra alteração que interfere no montante de verbas é a questão do Fundo Social. O projeto do Senado destina 50% dos rendimentos dos recursos recebidos pelo Fundo Social, em vez do total. Isso significa que o excedente em óleo referente aos contratos de partilha de produção não será destinado às áreas de educação e saúde, a não ser pelos rendimentos. "A nossa luta não é para criar pressão sobre a base econômica brasileira. O que pedimos para a educação não vai quebrar o País. Mudar tudo isso é chamar o povo de idiota. O País não pode abrir mão dessa conquista", afirma o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara.
Um estudo do professor Nelson Cardoso Amaral, especialista em financiamento da Universidade Federal de Goiás (UFG), mostra que, para chegar ao valor que os Estados Unidos investem por ano em cada estudante, o Brasil teria de empenhar 10% do PIB de hoje até 2040. Um documento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresenta outras possibilidades para a necessidade de aumentar recursos, como a ampliação de impostos e a vinculação de parte das contribuições para o setor, até ações como melhorar a gestão e o controle social dos gastos públicos.
Empenho. Em nota, a assessoria de imprensa do senador Eduardo Braga, relator do projeto, diz que o valor estimado no projeto da Câmara era equivocado por basear-se em premissas não fundamentadas e que as alterações introduzidas no Senado buscaram aprimorar o texto, "minimizando o risco de judicialização e evitando o uso indevido do Fundo Social". De acordo com a nota, "utilizar no País as receitas do Fundo Social contraria todos os princípios para os quais ele foi criado, especialmente a estabilidade econômica e a capacidade de competição".
Ao fim, o texto divulgado salienta que a iniciativa de vincular os 100% dos royalties do petróleo para a educação foi uma iniciativa do governo. "Portanto, o governo e o Parlamento brasileiro têm o maior interesse em aumentar as verbas, mas de maneira responsável e segura juridicamente." Por causa das alterações realizadas, a matéria volta a ser discutida na Câmara. A Casa deve votar, na próxima semana, se aceita as modificações no texto ou se mantém o que havia sido aprovado anteriormente. Após essa decisão, o projeto segue para a presidente, que decidirá pelo sanção ou veto.
Estadão