quarta-feira, 21 de setembro de 2011

EM BREVE!!!


Vem aí mais um ano eleitoral! 2012 promete ser repleto de emoções nas disputas para prefeito e vereadores no nosso país. Já começam as alianças, migrações e rupturas. Enquanto isso, o povo fica na expectativa de ver candidatos que há pouco, nas eleições para governo, trocavam ofensas para agora se unirem levando a população às lágrimas da mais pura emoção embalados ao som de Roberto Carlos: “Pa ra pa pa ra pa para... Você meu amigo de fé meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos de tantas jornadas”.
Que venham as eleições 2012!!!

DECISÃO DO PT DE LAJES


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Presidente do PP no RN é condenado por esquema de corrupção


Sérgio Andrade e mais seis pessoas foram condenadas pelo juiz Ivanaldo Bezerra em processo que investigava fraudes no Detran em 2002.

O presidente estadual do Partido Progressista (PP), vereador Sérgio Andrade, foi condenado junto com mais seis pessoas por envolvimento em um esquema de corrupção em licitações no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em 2002 à época da gestão de Fernando Freire no Governo do Estado.

Sérgio Andrade foi condenado a nove anos e seis meses de reclusão além de quatro anos e dez meses de detenção. A condenação foi dada pelo juiz Ivanaldo Bezerra, titular da 8ª Vara Criminal da Comarca de Natal. Dentre os crimes relacionados aos acusados estão falsidade ideológica e material, peculato e inexegibilidade indevida de licitação, além de outras tipificações criminais.

Além de Sérgio Andrade, foram condenados o ex-diretor do Detran Valter Sandi, ex-coordenador Financeiro Joumar Batista Câmara, o procurador do Estado Welbert Accioly, o o ex-diretor Administrativo do órgão, Antonio Patriota, Jaelson de Lima e Rogério Jussier Ramalho.

UFRN está com inscrições abertas para a formação de professores da Educação Básica na modalidade a distância


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, por intermédio da Secretaria de Educação a Distância – SEDIS, abriu as pré-inscrições para os professores em exercício da rede pública de Educação Básica que desejam cursar uma Licenciatura na modalidade a distância no primeiro semestre de 2012.
Para se inscrever, os candidatos devem se cadastrar na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br) até o dia 18 de setembro. São 1.500 vagas disponíveis nas Licenciaturas em Letras (Português), Pedagogia, Química, Física, Matemática, Ciências Biológicas, Educação Física e Geografia, distribuídas nos polos de Caicó, Caraúbas, Currais Novos, Parnamirim, Extremoz, Grossos, Guamaré, Luís Gomes, Macau, Martins, Natal e Nova  Cruz.
As vagas são oferecidas através do PARFOR, Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, destinado aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais que não possuem formação adequada à LDB. 
Vale salientar que esta é a primeira etapa do processo seletivo. As pré-inscrições precisam ser validadas pela Secretaria de Educação Estadual ou Municipal à qual o professor estiver vinculado no período de 19 de setembro a 8 de outubro de 2011. Em caso de dúvidas, o candidato pode ligar para o telefone 0800 616161 e teclar a opção 7 ou acessar o link <http://www.capes.gov.br/fale-conosco>.
Os candidatos que tiverem suas pré-inscrições validadas serão convocados pela UFRN para participarem do Processo Seletivo – Vestibular.
Veja, a seguir, a lista completa dos cursos oferecidos pela UFRN-SEDIS, os polos de apoio correspondentes e a quantidade de vagas disponíveis para cada um deles:
Oferta dos cursos de Licenciatura da SEDIS – 2012.1 – vagas do PARFOR

Curso
Município
Qtde. de vagas
Letras (Português)
Caicó
30
Ciências Biológicas
Caicó
30
Educação Física
Caicó
30
Geografia
Caicó
30
Pedagogia
Caicó
30
Química
Caicó
30
Educação Física
Caraúbas
30
Pedagogia
Caraúbas
30
Letras (Português)
Currais Novos
30
Ciências Biológicas
Currais Novos
30
Educação Física
Currais Novos
30
Física
Currais Novos
30
Matemática
Currais Novos
30
Pedagogia
Currais Novos
30
Química
Currais Novos
30
Pedagogia
Parnamirim
30
Física
Extremoz
30
Química
Extremoz
30
Educação Física
Grossos
30
Pedagogia
Grossos
30
Ciências Biológicas
Guamaré
30
Educação Física
Guamaré
30
Ciências Biológicas
Luís Gomes
30
Educação Física
Luís Gomes
30
Física
Luís Gomes
30
Geografia
Luís Gomes
30
Pedagogia
Luís Gomes
30
Letras (Português)
Macau
30
Ciências Biológicas
Macau
30
Educação Física
Macau
30
Física
Macau
30
Geografia
Macau
30
Pedagogia
Macau
30
Química
Macau
30
Matemática
Macau
30
Ciências Biológicas
Martins
30
Educação Física
Martins
30
Física
Martins
30
Geografia
Martins
30
Pedagogia
Martins
30
Letras (Português)
Natal
30
Pedagogia
Natal
30
Letras (Português)
Nova Cruz
30
Ciências Biológicas
Nova Cruz
30
Educação Física
Nova Cruz
30
Física
Nova Cruz
30
Geografia
Nova Cruz
30
Pedagogia
Nova Cruz
30
Química
Nova Cruz
30
Matemática
Nova Cruz
30

 Fonte: http://www.sedis.ufrn.br/conteudo/capa/informativos/detalhes.php?id=267

Internet e Tablets, mais acesso, mais modernidade!


Segundo o Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, diz que o governo quer substituir livros didáticos por tablets nas escolas públicas. Há um compromisso das operadoras de telefonia dentro do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) para que, a partir de 1º de outubro, elas ofereçam acesso a internet de 1 megabit por segundo (Mbps) a R$ 35,00 em centenas de cidades, diz o Sr. Ministro. “Isso vai abrir um crescimento extraordinário.”
Com certeza! Imagino que você, caro leitor, esteja na expectativa de que essa noticia se concretiza, eu também estou, pois afinal, quem, utilitário de telefonia, banda larga, pai, mãe, estudante, não estaria nessa expectativa visto que haverá uma melhoria significativa na internet, oferecimento dela em todos os lares? E mais, quem tem filho, como seria bom abandonar os cadernos que pesam tanto na mochila das crianças, não é verdade?
Mas pensando bem sobre o assunto fiquei me deparando com algumas duvidas, ou alguns questionamentos sobre essa modernidade. Veja bem, acesso a internet para todos os lares, mais barata,mais acesso, será que as empresas estão preparadas para atender toda a população brasileira? Ora, minha internet fica lenta, cai, entra ou não entra sendo bem paga e cara como ela é, imagina-se que tenha “X” números de usuários, mas tendo mais que o dobro de usuários, como ela vai ficar então?
Agora penso nos alunos, tablets, coisa maravilhosa, mas há três questões nisso. Primeira: o que aconteceu com os notebooks que iam ser dados aos alunos pelo governo o ano passado e terminou parando na mão dos professores?
Segundo: Meu Deus, as nossas crianças já escrevem errado normalmente, ruins de leitura, como vai ser daqui pra frente sem escreverem mais?
Terceira questão: Já olharam como estão as nossas escolas? Caindo aos pedaços. s]ao poucas as escolas que estão em condições de receber alunos, mas assim mesmo o governo, prefeituras nem olham pra elas, claro, seu filhos provavelmente não estão lá nas escolas publicas, estão nas particulares, aquelas que aparecem na TV, bonitas, modernas e com ótimo ambiente escolar. cuidado, nem todas são o que aparentam ser!
Ah e surge uma quarta questão nisso ainda: E o salário dos professores, com toda essa modernidade, será que não vão melhorar? Isso ninguém fala né?
Nada contra a modernidade, pelo contrário, mas será que o governo não deveria rever as prioridades brasileiras educação, saúde, melhores salários?
Afinal, ninguém pode viver sem educação, sem saúde e sem trabalho ou será que pode?
Não adianta tampar o sol com a peneira, não adianta pensar em modernizar sem antes melhorar o que se tem ou se pensa que tem. Acaso se pode morar em uma casa com paredes e sem telhado? Ou deitar em uma cama sem colchões? Ou ainda, será que se pode dar internet e tablets a uma nação que ainda tem fome?
Abra os olhos Brasil, mostra a tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim. Brasil!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Piada do dia...

Havia certa vez um homem  navegando com seu  balão, por um  lugar desconhecido. Ele estava completamente  perdido, e  qual grande foi sua surpresa quando encontrou uma pessoa...  Ao reduzir um  pouco a altitude do balão, em uma distância de 10m  aproximadamente, ele gritou para a pessoa: 

- Hei, você aí , aonde eu estou?  - E então a jovem  respondeu: 
- Você está num balão a  10 m de altura!
Então o homem fez outra pergunta: 
- Você é professora, não é? 
A moça respondeu: 
- Sim... Puxa! Como o senhor adivinhou? E o homem: - É simples, Você me deu uma resposta tecnicamente  correta, mas que não me serve para nada...Então a professora  pergunta:
- O senhor é secretário da educação, não é? E o homem: 
- Sou... Como você  adivinhou???
E a Professora: 
- Simples: o senhor está completamente perdido, não sabe fazer nada e  ainda quer colocar a culpa no  professor. 

Projeto de Lei 267/11

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 267/11, da deputada Cida Borghetti (PP-PR), que estabelece punições para estudantes que desrespeitarem professores ou violarem regras éticas e de comportamento de instituições de ensino.

Em caso de descumprimento, o estudante infrator ficará sujeito a suspensão e, na hipótese de reincidência grave, encaminhamento à autoridade judiciária competente.A proposta muda o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90) para incluir o respeito aos códigos de ética e de conduta como responsabilidade e dever da criança e do adolescente na condição de estudante. Indisciplina. De acordo com a autora, a indisciplina em sala de aula tornou-se algo rotineiro nas escolas brasileiras e o número de casos de violência contra professores aumenta assustadoramente. 

Ela diz que, além dos episódios de violência física contra os educadores, há casos de agressões verbais, que, em muitos casos, acabam sem punição.O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Governo do RN vai realizar concurso para contratar 3.500 professores

Da redação do DIARIODENATAL.COM.BR com informações de Francisco Francerle

O governo do Rio Grande do Norte deve realizar concurso para contratação de 3.500 professores efetivos em toda rede estadual de ensino até o dia 20 de novembro deste ano. O governo assumiu o compromisso nessa quarta-feira (14) perante o Ministério Público e a 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal.

Para realizar o concurso, o Estado terá que concluir o processo administrativo para contratação da empresa responsável pelo certame até o dia 12 de outubro. Pelos termos do acordo, os aprovados deverão ser nomeados até o primeiro dia letivo do amo de 2012.

O acordo é resultado de audiência de conciliação realizada pelo juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho. O objetivo é suprir os déficits de professores nas escolas estaduais e, com isso, garantir condições mínimas de educação para os alunos.

O Ministério Público Estadual quer garantir que o ano letivo de 2012 possa contar já com os novos professores.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Apresentando um novo Blog!


Visitando os novos Blogs vi o Blog Sem Medo de Falar! Acredito que será mais uma das opções de acesso para os leitores de nosso Brasil. 


Acesse o link e confira:
http://semmedobrasil.blogspot.com/


Também estará disponível na minha lista de Blogs ao lado.
Grande abraço a todos.