quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Quando eu fechar os olhos

Fonte: Juliana Coutinho

Em meio a choros, saudade, flores e dor, enquanto sua alma repousava numa imensidão sem fim, eu embarquei em uma das letras de Flávia Wenceslau “Estou na terra/ no passado/ no presente e no futuro/ para ver, ser e entender/ a bússola do navegador/ a criatura e o criador.” E me imaginei num lugar distante em mundo que só minha imaginação conhecia, neste exato momento entre lágrimas, pedi encarecidamente a Deus e todos os Santos que pudessem fazer dos meus sonhos sua realidade mais nítida.
Adoro música, todas elas; as batucadas do axé, as letras repetitivas do pagode, a batida da eletrônica, e quase todas da MPB, mais quando eu morrer quero escutar Charlie Panker e Chet Baker; acho impressionante o que um “rebolation” pode fazer com uma pessoa, mais quando eu não estiver mais aqui, quero escutar os “Segredos” de Flavia Wenscelau “Uma parte do meu coração/ nem me chamou e foi embora/ se mandou num mar sem fim/ não tem saudade/ não tem hora”.
Adoro a linguagem e veracidade que me remete as crônicas de Martha Medeiros, mais quando eu morrer quero ter em mãos um livro de Fernando Pessoa.
Adoro Jeans e toda sua praticidade, mais quando eu morrer quero um vestido. Tecido branco, seda pura.
Adoro o perfume das rosas, mais quando eu morrer quero lírios amarelos e brancos. Quando eu fechar os olhos, quero acordar num quadro de Sara Victoria, caminhar descalça sobre pétalas de rosas num lindo jardim verde-musgo, sentir o vento no meu vestido e imaginar uma revoada de borboletas coloridas ao meu redor.
Adoro o canto dos bem-te-vis na primavera disputando com os sabias por um pedaço de fruta no quintal de minha casa, mais quando eu morrer quero olhar para o céu e ver uma nuvem de albatroz, sentir meu corpo leve e voar com eles rumo à outra estação.
Encanto-me sempre que vejo o pôr-do-sol, é quando sinto a magia do viver, mais quando eu morrer quero ver a lua cheia tocando no mar, daquelas que só vemos nas ilhas em pleno verão e um céu coberto de estrelas.  
Despedidas me fazem chorar, por isso quando eu morrer quero apenas agradecer e sair de cena como num grande show, para as pessoas que eu amei e que me amaram, e esperar um reencontro nesse imenso mar.
Quero olhar cada um de meus amigos e conhecidos e retribuir a saudade com um sorriso. E quando me aproximar do centro do jardim, onde os últimos acordes de Parker e Baker se desfazem, quero olhar para trás e ter a certeza que a morte não existe e que outro sonho me espera.
Nascemos e morremos todos os dias, tempo suficiente para aprender alguma coisa. Não quero uma despedida suplicante, e o preço desse meu sonho é aproximar minha personagem do que eu realmente sou. Encurtar essa distância deve ser o sentido da vida.
Bons Sonhos!

Instituto Pio X foi alugado para Prefeitura Municipal de Lajes - RN


Segundo informações fornecidas, o Instituto Pio X, onde funcionava como Escola de Ensino Fundamental I, que fechou suas portas devido à inadimplência dos pais, foi alugada à Prefeitura Municipal de Lajes. Há especulações que no local poderá vir a ser o novo local do Pólo da UAB de Lajes que atualmente se encontra na E.M.E.F. Monsenhor Vicente de Paula. Sendo assim, foi uma ótima aquisição para a Prefeitura Municipal de Lajes.

Últimas Notícias...

Semana Pedagógica

Está marcado para a segunda semana de fevereiro (14 a 18) a realização da Semana Pedagógica da rede municipal de ensino, como informa a secretaria adjunta de Educação, Rosemary Martins. O evento é realizado com o objetivo de organizar os trabalhos para o ano letivo além dos docentes passarem por capacitações no período.

Professor Edmilson é mantido em UTI

Todos nós aguardamos ansiosos melhoras sobre o estado de saúde do nosso estimado e querido amigo, professor Edimilson que se encontra internado do Gilselda Trigueiro em Natal/RN. O mesmo se encontra na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Lajenses amigos mantêm uma corrente de orações pela melhora de seu quadro. Esperamos que em breve Edimilson se recupere. 

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Resultado Final do Vestibular UFRN

Saíram as listas com a divulgação do resultado final do Vestibular da UFRN.
Confira o resultado no link abaixo:
http://www.vestibular.ufrn.br/ps2011ResultadoFinal/

Parabéns aos aprovados por adentrar numa nossa etapa da vida educacional: a vida acadêmica! Sucesso a todos.

Prefeitura de Lajes vai convocar os concursados na próxima semana

O prefeito Benes Leocádio anuciou hoje que vai começar a convocar as pessoas que passaram no concurso da prefeitura realizado o ano passado, todos seram através de edital divulgado no portal da prefeitura e no serviço de imprensa disponivel na região. Inicialmente as pessoas devem se apresentar com os documentos exigidos no edital e submeterem aos exames. A expectativa é que a convocação aconteça no máximo até o dia 15 de fevereiro, período em que a secretária de educação está começando o ano letivo e outras secretárias, como saúde, agricultura, administração, assistência social.


Fonte: http://blogdelajes.blogspot.com/

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

MP vai avaliar legalidade de processo

Ricardo Araújo - repórter

O envio de um e-mail por um leitor da TRIBUNA DO NORTE ao Ministério Público, fez com que o Procurador Geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Manoel Onofre Neto, convocasse para hoje uma reunião para discutir o tema que gerou grande repercussão na mídia e nas conversas informais entre os  potiguares: a inspeção veicular obrigatória. “Foi recebida uma representação pela Procuradoria e decidi me reunir com a promotora Daniele Fernandes para discutir o assunto”, ressalta o procurador. 

adriano abreuA inspeção veicular vem sendo alvo de duras críticas da sociedade, e hoje promete ser um dia definitivo para se confirmar a legalidade ou não da nova exigência
A inspeção veicular vem sendo alvo de duras críticas da sociedade, e hoje promete ser um dia definitivo para se confirmar a legalidade ou não da nova exigência
A discussão do assunto se dará, neste primeiro momento, com a  promotora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça da Cidadania, Daniele Fernandes. Na  reunião de hoje, os representantes do Ministério Público irão analisar os documentos do processo, as denúncias de irregularidades e os custos da inspeção. Além disto, Onofre Neto e Daniele Fernandes articularão a montagem de estratégias conjuntas com as promotorias que atuam nas áreas em questão (defesa do consumidor e meio ambiente) para apurar o caso e decidir o que será feito.

O cidadão que enviou a carta ao Ministério Público sugere os questionamentos que devem ser feitos pela Procuradoria ao Detran/RN e aos representantes da Inspar. A contratação da concessionária, foi autorizada após o resultado da concorrência pública nacional 001/2010 do Detran para a realização das inspeções na frota de todo o Rio Grande do Norte.  

Dentre as inúmeras perguntas enviadas ao Procurador está os motivos pelos quais a fiscalização que apontará se os veículos que circulam nos municípios estão inadimplentes, ou não, passará a ser custeado pelos contribuintes e não mais pela gestão pública. De acordo com a Inspar, mais de 10 antenas de rádio-frequência serão instaladas ao longo de 2011 com o objetivo de captar informações dos chips afixados no párabrisas dos veículos.

Além do Ministério Público, a Procuradoria Geral do Estado já está analisando o processo administrativo que contratou o consórcio. De acordo com o procurador Miguel Josino, a própria governadora Rosalba Ciarlini solicitou o exame minucioso do contrato. Miguel Josino garantiu que a posição acerca legalidade e viabilidade do processo seria informada hoje.

Um dos principais pontos analisados pelos representantes, são os valores cobrados por cada teste realizado nos veículos. “O que iremos verificar, além do trâmite legal, é como se chegou a esses valores, quais os componentes desses valores e a contrapartida que o estado recebe. Tudo isso será analisado à luz do que acontece em outros locais do país”, explica Miguel Josino.

O Rio Grande do Norte é o terceiro estado brasileiro a implementar a inspeção veicular e com o custo mais alto dentre os que já realizam as inspeções que são Rio de Janeiro e São Paulo. Nem mesmo estados com frota superior a do Rio Grande do Norte como a Bahia, Minas Gerais e Ceará iniciaram os testes. “Isso mostra o pioneirismo do RN”, argumentou o diretor da Inspar, George Olímpio.

IBV consegue suspensão de licitação no Estado do Pará

O juiz Marco Antônio Castelo Branco, titular da 4ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Belém (PA), concedeu, em agosto de 2010, liminar favorável ao Instituto Brasileiro Veicular (IBV), que entrou com mandado de segurança contra a realização do pregão que ocorreria em Belém. O pregão tinha como objetivo a contratação da empresa responsável pela inspeção veicular ambiental no estado do Pará.

Essa é a segunda vez que o leilão é suspenso. A primeira tentativa de realização ocorreu em junho do ano passado. Na ocasião, a Justiça entendeu que “a complexidade da licitação e o alto valor envolvido” justificariam o adiamento. 

No Rio Grande do Norte, o IBV que é uma organização não governamental que fiscaliza o serviço de 24 empresas conveniadas em todo o país, entrou com uma representação no Ministério Público Estadual solicitando a investigação de supostas irregularidades na licitação 001/2010 do Detran/RN. Dentre as irregularidades, no edital não constava o valor da taxa que seria cobrado dos proprietários de veículos.

Além do Instituto, uma das empresas que pretendiam concorrer ao objeto da licitação, a  Ivesur Brasil Participações Ltda, com sede no Paraná, também apresentou impugnação ao edital lançado pelo Estado. À época, o procurador Manoel Onofre Neto afirmou não ter recebido o documento entregue pela IBV na Procuradoria.

Para o gerente geral da Ivesur Brasil, Paulo César Gottlieb, os  aspectos técnicos adequados e da própria lei de editais e licitações não foram seguidos corretamente quando o edital foi elaborado. “Na verdade há uma série de elementos jurídicos irregulares que fizeram com que nós realizássemos o pedido de impugnação, o qual foi julgado improcedente. Já era de se esperar a negativa da comissão de licitação pois o edital não estava claro”, afirma.

Além disto, ainda de acordo com  Paulo, as irregularidades que foram apontadas pelas empresas que solicitaram a impugnação da concorrência pública em questão, eram mais que suficientes para anulá-la. 

Um dos argumentos utilizados pelos advogados das empresas, foi de que a divulgação do edital e o tempo necessário para a elaboração das propostas não seguiu os padrões vigentes na Lei de Editais e Licitações. O edital foi divulgado em apenas um dos jornais que circulam no Rio Grande do Norte no dia 12 de fevereiro de 2010, sábado de carnaval.

O procurador do Detran/RN, Marcus Vinícius Furtado da Cunha, disse à imprensa ainda em abril do ano passado que o IBV estava tentando tumultuar um processo que já estava concluído. Em relação à impugnação apresentada pela Ivesur Brasil, a presidente da Comissão de Licitação do Detran, Maria Selma Maia de Medeiros Pinheiro, julgou o pedido improcedente e não alterou a data e horário da abertura dos envelopes com as propostas. A única empresa que apresentou a documentação técnica e valores, foi o consórcio Inspar.

Em SC foi realizada audiência pública

Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, decidiu realizar audiência pública aberta para a toda sociedade, na qual os participantes devidamente inscritos, tiveram o direito de opinar sobre a inspeção veicular. 

Apresentando suas sugestões e contribuições para a aprovação de um cronograma de atividades. O Estado permitiu que o cidadão participasse do início ao fim do processo de implementação do projeto de inspeção veicular em Santa Catarina e não apenas pagasse pelo produto/serviço final, como ocorre no Rio Grande do Norte.

Dentre os assuntos relevantes debatidos durante as audiências públicas esteve “a opção por iniciar as inspeções pelos veículos mais novos” que, segundo o governo estadual e sociedade, é uma questão educativa. Segundo o relatório redigido ao final dos encontros, a educação ambiental desencadeada permitirá que o proprietário de veículo fabricado antes de 2005 tenha tempo de se adequar para a inspeção.

No Rio Grande do Norte, independente do ano de fabricação do veículo, todos passarão pela inspeção e os proprietários não tiveram tempo de se preparar. Além disso, o mercado não está preparado para o aumento na procura por peças, a maioria delas catalisadores.

A Associação Catarinense dos Organismos de Inspeção (Acoi), encaminhou um “Estudo de Viabilidade Econômica para o PCPV de Santa Catarina”, no qual constam todas as informações necessárias para a implementação da inspeção, cujas necessidades e sugestões dos proprietários foram amplamente discutidos.

Além da sociedade catarinense, participaram das audiências o diretor de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável do Estado, o gerente de Planejamento e Estratégias, o gerente de projetos estadual e duas analistas técnicas em desenvolvimento sustentável. A sociedade não participou da elaboração do PCPV no Rio Grande do Norte.
Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/mp-vai-avaliar-legalidade-de-processo/169544

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Conselho de Medicina libera reprodução assistida a casais gays


O Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou em dezembro de 2010 mudanças nas regras de reprodução assistida no País. Uma das alterações, divulgadas nesta quarta-feira, é a possibilidade de mais pessoas se beneficiarem com as técnicas, independente do estado civil ou orientação sexual. Além disso, o conselho permitiu a realização de procedimentos com material biológico conservados após a morte.
A resolução do CFM salienta que os médicos brasileiros não infringem o Código de Ética Médica ao realizar a reprodução assistida após a morte, desde que comprovada autorização prévia. Segundo o relator da medida, conselheiro José Hiran Gallo, as mudanças servem para o conselho se adaptar evolução tecnológica e modificações de comportamento social.
A nova norma também define o número máximo de embriões a serem transferidos: a recomendação dependerá da idade da paciente, não podendo ser superior a quatro. O texto determina que mulheres de até 35 anos podem implantar até dois embriões; de 36 a 39 anos, até três; acima de 40, quatro. Com isso, os médicos querem prevenir os casos de gravidez múltipla, que traz riscos à mãe conforme a idade.
Se mais de um embrião implantado se fixar no útero da mulher, o CFM mantém a proibição de procedimentos que visem a redução embrionária. A técnica é considerada semelhante a um aborto.
Segundo a resolução, permanecem diretrizes como a proibição de que as técnicas de reprodução sejam aplicadas com a intenção de selecionar sexo ou qualquer característica biológica do futuro filho.
Redação Terra

Amazonas registra primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado

FOLHA ONLINE 



A Secretaria de Saúde do Amazonas confirmou o primeiro caso de dengue tipo 4 no Estado. O vírus desse tipo de dengue havia desaparecido por 28 anos até retornar em agosto do ano passado, em Roraima.
Leia a cobertura completa sobre a dengue no país
Um adolescente de 13 anos que reside em Manaus foi infectado pelo vírus, passou por tratamento médico e não tem mais a doença. Exames feitos pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), confirmaram se tratar do sorotipo 4.
Segundo a secretaria, a transmissão ocorreu em Manaus, onde o garoto mora, já que ele não se deslocou para áreas de circulação desse sorotipo da dengue.
A pasta informou também que unidades de saúde estão alertas para identificar outros pacientes com sintoma da doença e que intensificará o combate ao mosquito transmissor da dengue.
O Ministério da Saúde disse que emitiu alerta imediato às secretarias de Saúde de todos os Estados para reforçar ações de controle da doença.
O tipo 4 não é mais perigoso que os outros três sorotipos, mas a transmissão é preocupante porque a população brasileira não tem imunidade contra esse vírus e parte dela já foi infectada por outros sorotipos. Por isso, há risco de epidemia caso a dengue tipo 4 se espalhe para outros Estados.
Os sintomas dos quatro sorotipos de dengue são os mesmos: dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, febre, dor atrás dos olhos e diarreia.

Governadora do DEM diz esperar boa relação com Planalto por ser mulher

Folha Online
Para a nova governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini (DEM), a questão de gênero deve aproximar sua administração da Presidência da República.
Apesar de estar em um partido de oposição a Dilma Rousseff, Ciarlini, 58, disse à Folha que as mulheres sabem da importância de realizar uma boa gestão para mostrar que podem "fazer acontecer".
Ex-senadora e prefeita de Mossoró (RN) por três mandatos, ela falou que os investimentos para a Copa do Mundo de 2014 em Natal serão mantidos, apesar dos cortes já anunciados.

Dilma tenta conter crise com o PMDB

Os ministros da Casa Civil, Antonio Palocci, da Saúde, Alexandre Padilha, e das Comunicações, Paulo Bernardo, foram designados pela presidente Dilma Rousseff para tentar conter a crise do PMDB com o governo. O objetivo do grupo é conciliar o desejo do PMDB por cargos e o de Dilma em privilegiar nomes técnicos, e não políticos, na formação do segundo escalão do governo federal. Pela presidente, a reformulação ocorrida nos Correios  se repetiria em todas as estatais. Uma contradição, porém, pois nos Correios a troca de diretores se deu com indicações políticas, desta vez do PT.

CONCURSO BANCO DO BRASIL

O Banco do Brasil lançou edital de concurso público para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário, que exige nível médio completo (veja aqui o edital).

O concurso abrange os estados de Acre, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe. O salário é de R$ 1.280,10, mais gratificação semestral de 25%, paga mensalmente. A jornada de trabalho é de 30 horas semanais.
A convocação dos aprovados respeita a demanda da instituição financeira e também o prazo de validade do concurso, que é de um ano, prorrogável por igual período.
O edital informa que ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas seleções 2007/002, 2008/002 e 2009/001, até o término de suas vigências (12/09/2011, 20/06/2012 e 16/07/2011, respectivamente).
Do total de vagas que vierem a ser oferecidas durante o prazo de validade da seleção externa, 5% serão reservadas às pessoas com deficiência.
As inscrições devem ser feitas de 11 de janeiro a 7 de fevereiro pelo site www.concursosfcc.com.br ou em postos de inscrição listados no edital, em dias úteis, das 9 às 12h e das 13h às 17h. A taxa é de R$ 40.
A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 20 de março. As provas serão aplicadas nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Macapá, São Luís, Pinheiro, Bacabal, Imperatriz, Balsas, Presidente Dutra, Caxias, Chapadinha, Alta Floresta, Barra do Garças, Cuiabá, Cáceres, Juína, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop, Tangará da Serra, Recife, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe, Caruaru, Garanhuns, Palmares, Serra Talhada, Petrolina, Parnaíba, Teresina, Picos, Floriano, Natal, Mossoró, Porto Velho, Ji-Paraná, Vilhena, Boa Vista, Rorainópolis, Aracaju, Estância, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto e Capela.
Na segunda-feira (4) o Banco do Brasil lançou outro concurso para os estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Paraíba e Paraná. As inscrições se encerram no dia 10. A organizadora também é a Fundação Carlos Chagas.
A instituição também organizou o último concurso do banco realizado no ano passado, para o interior de São Paulo.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Redução da jornada de trabalho do educador infantil entra em vigor

A partir desta terça-feira (4), começa a valer a redução da carga horária do educador infantil de Natal de 40h para 30h semanais. A Lei Complementar de n° 121 foi publicada no Diário Oficial do Município.

Aliada à política de valorização do profissional que atua na educação infantil, a Prefeitura do Natal também está expandindo a rede de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Na última semana de dezembro de 2010 foram inaugurados sete CMEIs, sendo o da comunidade do Leningrado, na zona Oeste, o maior já construído em Natal com capacidade para atender 330 crianças em tempo integral, de acordo com a assessoria de comunicação da SME.

O planejamento da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é inaugurar ainda neste mês de janeiro outros três Centros de Educação Infantil, o que totalizará 40 CMEIs inaugurados em dois anos da gestão Micarla de Sousa, além de ter recuperado outros 27 centros que já integravam a rede de educação infantil municipal.

Com informações da Secretaria de Comunicação da PMN.

PMDB encarrega Temer de alertar Dilma sobre insatisfação com espaço

Reunida ontem para discutir o saldo do rateio de posições no governo da presidente Dilma Rousseff, a cúpula do PMDB encarregou o presidente do partido e vice da República, Michel Temer, de transmitir à petista a insatisfação da sigla, surpreendida por sucessivos anúncios de perda de espaço na máquina federal.

A expectativa dos peemedebistas era a de que Temer se manifestasse logo na primeira reunião de coordenação do governo, com início marcado para o final da tarde de ontem.
Quando alguém lhe perguntou se o vice de fato cumpriria o papel de porta-voz do PMDB diante de Dilma, um cacique não titubeou: "Ah, ele vai, sob pena de perder o controle do partido".


RN: governadora decreta moratória das dívidas por 30 dias

Portal Terra Natal - A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, decretou nesta terça-feira moratória das dívidasdo Estado por 30 dias. A medida, segundo ela, deve-se ao delicado quadro financeiro da unidade federativa.
Hoje, o governo deveria repassar R$ 24 milhões aos municípios, referentes aos 25% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que são enviados às prefeituras. Além disso, a governadora também deveria repassar R$ 14,4 milhões ao Fundo de Desenvolvimento da Educação (Fundeb).
No entanto, para efetuar o pagamento total ela dispõe de apenas R$ 600 mil de saldo. A chefe do Executivo definiu uma série de medidas para reduzir gastos, entre elas, o corte de 35% dos cargos comissionados, a suspensão do contrato de consultoria para a Copa do Mundo de 2014 e de todas as viagens e pagamentos de diária, além do recolhimento de todos ostelefones celulares, inclusive o da própria governadora.

Governo deve aumentar este ano valor do investimento por aluno

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deve ter uma receita, em 2011, de R$ 94,48 bilhões – um aumento de 13,7% em relação a 2010 (estimado em R$ 83,09 bilhões). A estimativa consta da Portaria Interministerial nº 1.459, assinada pelos ministros da Educação e da Fazenda, publicada nesta segunda-feira, 3, no Diário Oficial da União.

Pela portaria, o valor mínimo anual por aluno previsto para 2011 é de R$ 1.722,05, contra R$ 1.414,85, em 2010.

A contribuição dos estados, do Distrito Federal e dos municípios deve atingir R$ 86,68 bilhões. A complementação da União ao Fundeb corresponde a 10% desse montante, ou seja, R$ 8,66 bilhões. 

Desse total, R$ 7,80 bilhões serão repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a nove estados que não devem atingir o valor mínimo anual por aluno com sua própria arrecadação: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí. Outros R$ 866 milhões estão reservados para complementar o pagamento do piso salarial de professores e financiar programas de melhoria da qualidade da educação.

Destinação

Formado por vários impostos e transferências constitucionais, o Fundeb financia a educação básica pública. Pelo menos 60% dos recursos de cada estado, município e do Distrito Federal devem ser usados no pagamento da remuneração de profissionais do magistério em efetivo exercício, como professores, diretores e orientadores educacionais.

O restante serve para despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino, o que compreende uma série de ações: pagamento de outros profissionais ligados à educação, como auxiliares administrativos, secretários de escola, merendeiras etc.; formação continuada de professores; aquisição de equipamentos; construção de escolas; manutenção de instalações. 

Assessoria de Comunicação Social do FNDE


Felicitações!!!

Nossos Parabéns ao  nosso amigo Júnior pelo seu aniversário 03/01/2011. Que você amigo continue sendo essa pessoa, um amigo verdadeiro, sempre aberto ajudar as pessoas, alegre e sincero acima de tudo. Parabéns mais uma vez e que esse e todos os anos de sua vida sejam felizes, prósperos com muita saúde e amor ao lado de sua estimada família.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Flagrante...

                      Menor trabalha de flanelinha em estacionamento próximo à entrada de Lajes - RN

O DIREITO A ALIMENTAÇÃO

O direito a alimentação é um direito de todos nós. Os estudantes de qualquer idade, crianças, adolescentes e adultos, tem o direito e acesso a alimentação adequada. A lei orgânica de segurança alimentar de 2006 traz um conceito de segurança alimentar e nutricional. A segurança alimentar e nutricional consiste no direito de todos ao acesso regular e permanente ao alimento de qualidade em quantidades suficientes sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural, que sejam ambiental, cultural e economicamente sustentáveis.
A formação dos hábitos alimentares ocorre durante a primeira infância. Isso exige que hábitos saudáveis de alimentação sejam estimulados precocemente.
A alimentação saudável é um componente fundamental da saúde durante toda a vida e a alimentação e nutrição adequada são os requisitos básicos para o crescimento e desenvolvimento humano ideal. As violações aos direitos humanos, aos recursos produtivos visto apenas como mercadorias e não como direitos é algo a questionarmos.
Muitas vezes a alimentação, saúde e educação não são vistos como direitos e sim como mercadorias ou como serviços, mas nunca como direitos e aí é importante dizer que quando o Brasil assinou os tratados internacionais de direitos humanos ele se comprometeu a cumprir os programas e políticas públicas, a desenvolver esses programas e políticas com ações para realização de direitos e a ausência de políticas públicas eficazes.
Aí a gente entra em contato com a questão da exigibilidade. Exigibilidade, essa palavra quer dizer nada mais do que exigir seus direitos. Enquanto as pessoas não souberem que elas têm direitos, enquanto os gestores que a gente chama de portadores da obrigação não souberem que eles tem a obrigação, que eles são obrigados a cumprir essas obrigações, enquanto os programas das políticas públicas continuarem a ser vistos como favor, privilégio, caridade, não como ações de garantia para promoção, para provimento de direitos, enquanto não exigirem instrumentos acessíveis para que as pessoas possam cobrar os seus direitos, muito dificilmente vai conseguir superar o fato de que a deficiência existe no Brasil.
Existem duas vias para a cobrança dos direitos de exigibilidade. Uma delas é o monitoramento das violações. Existe o Conselho de Defesa dos Direitos das Pessoas Humana, da Secretaria Especial de Direitos uma comissão especial para monitoramento das violações do direito humano a alimentação adequada, então essa comissão ela recebe denuncias de violação, investiga alguns casos emblemáticos, faz missões em alguns lugares onde essas violações vem ocorrendo, compõem ações para superações para esses casos de violação.
E a outra via, além do monitoramento dos casos de violação, é trazer a essa exigibilidade para dentro dos Programas de Medidas Públicas, é o trabalho do CONSEAConselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, as pessoas de direito de benefícios precisam entender quais são os direitos que são previstos dentro daquele programa de política pública, precisamos garantir formas de participação ativa e formal para essas pessoas.
Os gestores públicos, eles precisam ser informados das suas atribuições dentro daquele programa, dentro daquela política, inclusive para que as pessoas possam cobrar deles.
Mas como isso é feito? Os servidores públicos estão tendo condições de trabalhar, eles estão sendo capacitados para que eles possam cumprir bem as suas obrigações?
Se os programas e medidas possuem recursos financeiros ou operacionais para a boa execução da política, se prevêem metas, prazos indicadores, isso é fundamental para a gente ver se está sendo feito, está conseguindo alcançar essa meta.
Um dos grandes problemas que a gente observa no Brasil é isso, que as pessoas não sabem que tem DIREITO a alimentação, saúde, educação, são direitos humanos que o Estado tem obrigação de cumprir esses direitos, os gestores públicos não estão fazendo nenhum favor quando eles estão cumprindo o dever da ação pública, ou implementado aquilo, era obrigação, então isso é uma coisa muito importante, as pessoas precisam saber que elas tem direito.
A necessidade de criação e fortalecimento de rotinas e procedimentos acessíveis para saber seus direitos. Não adianta implantar um 0800 ou acesso a internet como instrumentos para cobrança de direitos, tem que ser instrumentos que estejam na ponta mesmo.
Receber uma alimentação adequada e saudável para os portadores de patologia, como diabéticos que precisam de alimentos sem açúcares, associadas à alimentação sem discriminação. Receber uma alimentação que respeite os hábitos alimentares e culturais de povos indígenas ou quilombolas. O acesso a alimentos para consumo e higiene no preparo da alimentação.
Que a alimentação seja preparada com alimentos na forma natural sendo semi-elaborados ou elaborados dando prioridade ao refeitório arejado, limpo e confortável para a socialização adequada durante a refeição. Os utensílios necessários, colher, garfo, faca, prato, copos em bom uso para a sua alimentação.
Os alimentos sejam armazenados e separados em lugares apropriados em condições de higiene, protegidos contra insetos, roedores e outros contaminantes preservando a qualidade dos alimentos. Instalações sanitárias próximas e higienizadas.
Essas são algumas das coisas das quais você leitor, você estudante tem direito e é um dever do seu gestor municipal, portanto, caro gestor, não economize com a alimentação escolar pois é dela que seus eleitores e futuros eleitores precisam, não só pelas eleições, mas pelos seus direitos humanos, pela alimentação adequada e que muitas vezes essas crianças não tem em casa, ou porque moram longe e chegam tarde as suas casas, não recebem a não ser a refeição na escola.
Vamos preparar nossos jovens para o futuro, com educação e ensinando a alimentação correta para que no futuro não venham a ter deficiências, porque uma má administração de alimentos é encargos no futuro.
Fica aqui a nossa mensagem, não deixe seu aluno ir para casa de barriga vazia, cuide de sua escola, tanto a direção da escola quanto o gestor municipal, cuidem do futuro de seus alunos, de seus eleitores, cuidem da alimentação. Sabemos que no período de férias muitos pais se preocupam com a alimentação dos filhos, pois perde o complemento da merenda escolar e como a sustentabilidade local é pouca, em especial nos municípios do interior, alguns pais sofrem com a restrição de alimentos no cotidiano familiar. Isso é real, triste, mas real.
E você leitor, cuide de seus direitos, exija seus direitos, saiba que não é um favor que seu filho seja alimentado, e bem alimentado na escola, mas sim um dever do gestor. Fique de olho, denuncie, a má alimentação é má educação também.

Este artigo foi tirado e adaptado da
3ª Jornada de Alimentação Escolar

Chinzenn

Dilma terá de cortar gastos para aumentar Bolsa Família

NA CBN Miriam Leitão comenta sobre o bolsa família
A presidente Dilma Rousseff terá uma reunião hoje com o ministro Guido Mantega. O assunto indigesto é corte de gastos. O orçamento precisa ser revisto, para saber de onde tirar recursos. A ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social, já disse que o Bolsa Família terá que ter reajuste, o último foi em 2009. Tem que cortar ainda mais outras despesas para abrir espaço para isso, já que a prioridade do governo Dilma - e do país - é acabar com a pobreza extrema (abaixo de R$ 70 de renda familiar per capita).
O programa precisa ser revisto e melhorado, comprometendo-se mais ainda com a exigência da educação para que, no futuro, essas crianças não precisem mais do Bolsa Família. E usar outras ferramentas, como microcrédito e treinamento dos pais para que entrem no mercado de trabalho, através da qualificação. Tudo isso deve estar numa nova versão do Bolsa Família: aumentar os recursos e melhorar a política para que haja mais eficiência nesse projeto.
Agora, Dilma terá que olhar onde é possível cortar gastos. O ministro Mantega tinha falado em rever e até adiar projetos do PAC. O cobertor é curto. Para dar mais para um, tem que tirar de outro lugar. Aumentar a renda de famílias extremamente pobres é um objetivo nobre. O que se fala é de um corte em torno de R$ 25 bi a R$ 30 bi no orçamento. Como o investimento público federal é pequeno, 1% do PIB, tomara que corte em outros gastos, de custeio, e não em investimento.
Em relação à concessão de aeroportos à iniciativa privada, acho que a proposta é importante, porque é o tipo do setor que pode ter parceria público-privada. Estamos com muito gargalo nessa área logística de transporte aéreo de passageiros, de carga. Os sinais são de que Dilma vai chamar a iniciativa privada para participar desse projeto de ampliação e melhoria dos aeroportos.

ROSALBA-DEM TOMOU POSSE DIANTE DO TEATRO ALBERTO MARANHÃO SUPERLOTADO FEZ UM LONGO DISCURSO COM DURAS CRÍTICAS AOS GOVERNOS ANTERIORES AFIRMANDO QUE RECEBE UM ESTADO 'FALIDO' EM TODOS OS SENTIDOS.


                                           Foto do blog robsonpires


Fonte da Matéria: Blog de Marcos - Lajes/RN

Marco Histórico: Dilma Roussef é a 1ª Presidenta do Brasil!


Desejamos que o seu mandato venha a edificar cada vez mais a nossa Pátria. Que sejas a mãe gentil que acalenta esse povo e busca a todo custo o seu progresso numa gestão de Paz entre as nações e Prosperidade para o nosso querido Povo Brasileiro.

domingo, 2 de janeiro de 2011

COMUNICAÇÃO: BLOQUEIROS PARTICIPAM DE ALMOÇO

Blogueiros de Lajes no encontro de fim de ano
Um encontro para entrar na história da comunicação lajense. Nesta sexta (31) foi realizado um almoço na Churrascia Guaíba entre os diversos representantes de Blogs na cidade de Lajes. O evento de iniciativa da Secretária Municipal de Comunicação, representada por Pedro Alves, foi muito interessante no ponto de vista de uma melhor comunicação entre os meios eletrônicos.
Estiveram presentes o Blog do Robson Cabugi (Robson), o Blog do Canela (F. Cruz),Blog do Marcos Antônio (professor Marcos), Blog Lajes do Cabugi (professor e vereador Canindé Rocha), Blog do Juvino(Juvino Roberto), Blog do 100% Ferroviário (Edmilson),Blog de Lajes(Pedro Alves), Blog do Sindicato Rural (César Militão), Blog do Biro(Cicero) e o Blog da Elis (professora Elisangela). Ainda participaram do encontro como convidados especiais o advogado Rosenildo Silva, o colunista Edcley Gustavo (Blog do Robson) e o prefeito Benes Leocádio.
Durante o almoço/encontro os blogueiros discutiram sobre o trabalho que cada um realiza com seu blog além de ver a possibilidade dos comunicadores formarem uma associação para a realização de um trabalho unificado com o objetivo de contribuir com a comunicação social de Lajes. Os blogueiros definiram que no proximo dia 12 de fevereiro (sábado) realizarão um encontro para iniciar a concretização de propostas apresentadas.
O momento foi também uma oportunidade onde os comunicadores poderam conversar com o prefeito de Lajes, Benes Leocádio, ele respondeu a alguns questionamentos e se comprometeu em contribuir com a comunicação. Benes disse que o momento é muito oportuno para a realização do evento afirmando que os blogs tem uma importancia fundamental na opoinião pública. Muitos pontos foram discutidos com o chefe do executivo que deve ser comentado pelos blogueiros nos proximos dias.
Entre as propostas apresentadas pelos blogueiros, a que ficou definida mesmo foi o comprometimento de todos os blogs reproduzirem os links dos blogs de Lajes, uma forma de dá mais publicidade aos acontecimentos no dia-a-dia já que cada blog sempre tem uma forma diferente de noticiar suas notícias.
O que mais chamou a minha atenção no encontro foi a riqueza de oponiões e principalmente a independencia dos blogs em fazer comunicação além de uma boa relação entre o poder público com os mesmos. Digo isso pelo fato da prefeitura ser o principal tema de matérias e comentários nestes blogs. Outro ponto importante é que em Lajes temos blogs ligados a área cultural, educação, sindical, política, religiosa e até mesmo como o nosso blog que realiza um trabalho bem ecletico.


Fonte: Blog Do Robson



REENCONTRO CULTURAL 2010

O Reencontro Cultural 2010 foi um sucesso, o evento que aconteceu ontem (29), no auditório da Casa de Cultura Popular de Lajes, teve inicio com a apresentação do grupo de dança da AABB Comunidade mostrando os ritmos nordestino, e com o escritor João Batista Martins da Costa falando um pouco sobre o seu livro “Conjugação do Verbo em Tupi Antigo” em seguida a coordenadora da Casa, Nevolândia Laureano Alves deu inicio as homenagens de “Hora ao Mérito” a algumas entidades e pessoas que fortalecem a cultura de nosso município, veja alguns homenageados: Professor Chagas Fernandes (Mediador junto ao MINC), Professor e Antropólogo João Batista Cortez, Professora Vitória Avelino, Professor e Escritor João Batista Martins, Escritora Ivonete Barbalho, Poeta Antônio Cruz, Compositor Cícero Lisboa, Escritora Kainara Karla Coelho,Os Arraias dos idosos e Fogo de Palha, Arraia 100% FERROVIÁRIO, Coordenação e Professores do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), Diretora do Pedro II a Senhora Rilva, João do Cabrito (Mestre da Gastronomia em Carne de Cabrito), Trio Cabugi e Sanfoneiro Zé Negrão, Os Manos do forro, Grupo de Capoeira Cordão de Ouro, AABB Comunidade, Projeto Pau e Lata, Grupo os Mímicos, Projeto Oito e Meia e todos os Blogs da Cidade, Blog 100% FERROVIÁRIO, Blog do Robson, Blog do Marcos, Blog de Lajes, Blog Utopia, Blog Qualitativo, Blog Lajes do Cabugi, Blog de Marcilio, Blog do Juvino Roberto, Blog da Elis, Blog do Cícero, após todas as homenagens começou a final do Show de Talentos apresentado pelo agente cultural Leal, o terceiro colocado ficou com o jovem Alisson que encantou o público com o samba brasileiro, o segundo foi Rafael , e o grande campeão da noite foi Jovem Victor Polansk aonde levantou e encantou o público presente com sua bela voz.

Rafael 2º colocado, Victor 1º colocado e o apresentador Leal

Fotos: Blog Foco Sertanejo

Fotos do Nosso Blog: